Lúcio Meira

Descrição: 

Ministro de Viação e Obras Públicas

Localização: 

Rua do Catete, 153, Catete
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 222200-000
Tel: (21) 2558-6350 r.: 227
Fax: (21) 2285-0795
Email: arquivo@museudarepublica.org.br
Site: www.museudarepublica.org.br ou www.republicaonline.org.br

Volume Estimado: 

Manuscritos: 544
Fotografias: 688
Discos: 14
Recortes de jornais: 59

Período Abrangido: 

de 1951 a 1991

Tipo de Organização: 

Os documentos textuais do arquivo foram organizados em cinco séries, a saber: Documentos pessoais; Correspondência; Impressos; Produção intelectual e Desenvolvimento industrial. A série Desenvolvimento industrial se divide em sete subséries: Comissão de Desenvolvimento Industrial; Conselho Nacional de Economia; Comissões Executivas, Grupos Executivos, ALALC; Ministério da Viação e Obras Públicas e Diversos. O arquivo possui, ainda, a  série Documentos audiovisuais, composta de duas subséries: Fotografias e Discos.

Conteúdo: 

A documentação textual retrata a atuação de Lucio Meira em algumas funções de sua vida pública, principalmente nos governos de Getúlio Vargas (1951-1954) e de Juscelino Kubitschek (1956-1961), com ênfase na questão do processo de industrialização do Brasil. Um dos maiores volumes de documentos concentra-se no período de 1951 a 1964 e diz respeito à participação do titular nos grupos e comissões encarregados de apresentar propostas para a instalação, ampliação e extensão de indústrias em diversos setores, entre os quais merecem destaque os da indústria automobilística, da construção naval e da siderurgia. Há também documentação referente à participação do titular nas atividades da Associação Latino Americana de Livre Comércio (ALALC) no ano de 1967, e no Ministério da Viação e Obras Públicas (1956-1959), além de documentos pessoais, discursos, textos e entrevistas. As matérias dos recortes de jornais e revistas tratam do tema desenvolvimento industrial. O arquivo inclui, ainda, correspondência recebida pelo titular tratando de assuntos pessoais e administrativos e correspondência recebida pela família por ocasião de seu falecimento.

Na documentação referente ao período em que Lúcio Meira esteve à frente do Ministério da Viação e Obras Públicas (1956-1959), encontram-se informações sobre os projetos do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), incluindo documentos referentes aos orçamentos de determinadas obras, ao projeto de lei que criou o fundo nacional rodoviário e aos projetos de planejamento urbano. Há ainda documentos relacionados ao plano geral para a construção do parque de minério e carvão no cais do Caju, no Rio de Janeiro, à situação dos transportes no Brasil, e ao programa de rádio "Brasil em Marcha" sobre portos e transportes marítimos, de 1956.

As fotografias fornecem informações sobre diversas obras públicas, sobre visitas de Lúcio Meira a indústrias brasileiras, sobre a atuação do titular no governo de Getúlio Vargas, incluindo fotos de comemorações do dia da pátria e de inaugurações de fábricas no Brasil, e no governo de Juscelino Kubitschek. Há ainda fotos de cerimônias, reuniões dos grupos e comissões executivas, e assinaturas de contratos, também no âmbito da industrialização. O arquivo contém muitas fotos em que aparecem Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek. Os discos do arquivo são gravações de discursos e pronunciamentos de Lúcio Meira no período de 1956 a 1963.

Em relação ao período de 1956 a 1959, merecem destaque fotos de uma solenidade no Ministério da Viação e Obras Públicas; de uma cerimônia na Companhia Siderúrgica Nacional e de outros eventos em Volta Redonda. Destacam-se, ainda, fotos da rodovia Juscelino Kubitschek; de obras públicas contra a seca realizadas no Nordeste e da apresentação do carro "JK" da Alfa Romeo.

Condições de Acesso: 

A consulta pode ser feita no Museu da República, de segunda à sexta das 12:00 às 17:00h. É possível também visualizar a planilha de descrição da série no site www.republicaonline.org.br.