Walther Moreira Salles
Embaixador do Brasil nos EUA
Rua Itapeva, 79 - ap.22, Bela Vista
São Paulo - SP / CEP: 01332-000
Tel: (11) 3253-5352
Manuscritos: 8.500
Fotografias: 2.500
Recortes de jornais: 1.500
da década de 1920 à década de 1990
O arquivo encontra-se em fase de organização, estando previstas as seguintes séries: Documentação pessoal; Atividade empresarial; Atividade política; Atividade pública e Produção intelectual. As séries Atividade política e Atividade empresarial estão divididas em subséries. No primeiro caso, as subséries correspondem aos cargos públicos ocupados pelo titular: Banco do Brasil, Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), Embaixada 1 (1952-1953), Embaixada 2 (1959-1960) e Comunidade Européia. No segundo caso, as subséries correspondem às diversas empresas em que a família Moreira Salles teve ou tem participação, entre elas: SOLFIBRAS, Banco de Investimentos do Brasil - BIB, Cia Brasileira de Mineração e Metalurgia - CBMM, CREDIBRAS, Banco Agrícola Mercantil, Banco Moreira Salles, Bansulvest e UNIBANCO.
A documentação textual do arquivo reflete a trajetória pública e privada do titular. A série Documentação pessoal envolve os assuntos de ordem estritamente privada incluindo, além dos documentos pessoais, homenagens, condolências e correspondência. A Produção intelectual está ordenada, por autor, em ordem alfabética, e inclui textos do titular e de terceiros, perfazendo um total de, aproximadamente, 200 trabalhos, entre os quais diversos discursos do titular. Os documentos relativos à atividade empresarial compreendem desde a documentação do período em que seu pai, João Moreira Salles, esteve à frente dos negócios da família até a morte de Walther Moreira Salles e incluem escrituras, hipotecas, livros-caixa, procurações, atas de assembléia, organogramas, correspondência, relatórios e balancetes das diversas empresas, recortes de jornais e estudos econômicos. A subsérie UNIBANCO, por exemplo, reúne projetos, relatórios, listas de acionistas, correspondência, estudos para a implantação do nome e estudos sobre a possibilidade de fusão entre o UNIBANCO e o BRADESCO, entre outros assuntos. Os documentos da série Atividade pública dizem respeito ao envolvimento do titular com atividades sociais em associações, museus, fundações culturais etc. Finalmente, a documentação reunida na série Atividade política é constituída de correspondência, relatórios, exposições de motivos, acordos, contratos, projetos, estudos e roteiros de reunião relativos à passagem de Walther Moreira Salles pela diretoria da Carteira de Crédito do Banco do Brasil, pela diretoria executiva da SUMOC, pela Embaixada do Brasil nos EUA, em dois períodos diferentes (1952-53; 1959-60), e pelo Ministério da Fazenda, durante os gabinetes Tancredo Neves e Brochado da Rocha, no governo parlamentarista de João Goulart (1961-1962).
A documentação relativa à gestão de Moreira Salles na Embaixada brasileira, em Washington, durante o governo JK (1959-1960), é constituída de correspondência e estudos sobre exportações; pagamento da dívida externa; estimativas de exportações para 1960; importações de carne e de feijão; e minutas de contratos com bancos privados americanos, com o BID e o Eximbank. Entre os documentos desse conjunto merece destaque um debate ocorrido na Câmara dos Deputados, em junho de 1959, sobre a política econômica do governo, em especial sobre a exportação de café, e as negociações com o FMI; e um memorando do embaixador para o presidente JK discutindo a reestruturação do balanço de pagamentos. O arquivo possui ainda documentos sobre a visita do presidente Eisenhower ao Brasil, acompanhado do embaixador brasileiro, nomeações e exonerações de funcionários, além de documentos sobre festas e comemorações na Embaixada e homenagens ao titular.
As fotos ainda se encontram no escritório da empresa, no Rio de Janeiro. São aproximadamente 2.500 fotos sobre as atividades empresariais e políticas do titular, embaladas em sacos plásticos, com indicações externas sobre o evento ou assunto retratado.
O arquivo está em organização. A consulta aos documentos encontra-se fechada, dependendo de deliberação do depositário.