Roberto Campos
Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE
Praia de Botafogo, 190 - 14º andar, Botafogo
Rio de Janeiro - RJ / Cep: 22253-900
Tel: (21) 2559-5676 / 2559-5677
Fax: (21) 2559-5679
Email: cpdoc@fgv.br
Site: www.cpdoc.fgv.br
Manuscritos: 4.000
Recortes de jornais: 100
de 1949 a 1992
Os documentos textuais do arquivo foram organizados em quatro séries, a saber: Economista; Político; Diplomata e Recortes de jornais, tomando como base as grandes linhas mestras que nortearam a vida pública de Roberto Campos. Dentro da série Economista, a documentação foi dividida nas seguintes subséries: Assessor econômico (1951-1953); Dirigente do BNDE; Técnico do Conselho do Desenvolvimento, e Assuntos gerais. Na série Político constam as seguintes subséries: Ministro, e Senador. Na série Diplomata, foram constituídas as subséries: Membro de delegação em conferências internacionais, e Embaixador.
A documentação textual fornece informações sobre as diversas funções exercidas por Roberto Campos ao longo de sua vida pública, como diplomata, economista e parlamentar (neste caso a partir de 1980). Vale ressaltar que, embora Roberto Campos tenha sido diplomata de carreira, sua área de maior atuação foi a econômica, como técnico e professor. A documentação que concentra os maiores volumes diz respeito ao período de 1956 a 1959 e refere-se à atuação do titular no Conselho do Desenvolvimento, órgão criado pela presidência da República em 1956. Destacam-se os assuntos relacionados à economia nacional e ao Plano de Metas, possibilitando que se recuperem os estudos desenvolvidos pelos vários grupos de trabalho. É também significativa a documentação relacionada com o período em que o titular ocupou a embaixada do Brasil nos Estados Unidos (1961-1963) e o Ministério Extraordinário do Planejamento e Coordenação Econômica (1964-1967). A documentação textual, em sua maior parte, encontra-se sob a forma de encadernados.
A documentação concentra-se no período em que Roberto Campos participou do Conselho do Desenvolvimento e foi um dos artífices do Plano de Metas do governo Juscelino Kubitschek. Os documentos, basicamente estudos, relatórios e projetos, tratam de assuntos ligados à execução da política desenvolvimentista de JK. Para o período em que Roberto Campos presidiu o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico, de 1958 a 1959, destacam-se: os documentos sobre o convênio firmado entre o BNDE e a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe - CEPAL, que teve como objetivo principal o treinamento de técnicos em desenvolvimento econômico, e os documentos que tratam do reaparelhamento econômico. Encontra-se também documentada a preparação de uma viagem do presidente Juscelino Kubitschek aos Estados Unidos, em 1956, com vistas à obtenção de recursos financeiros necessários à execução do Plano de Metas.
A consulta pode ser feita no CPDOC, das 9:00 às 16:30h, ou no Portal CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), pesquisando o Guia dos Arquivos ou a base de dados Accessus. Em Accessus a busca pode ser feita por tipo de documento, fundo, série, subsérie, data, assunto, autor, título e local.