Negrão de Lima

Descrição: 

Ministro das Relações Exteriores

Localização: 

Praia de Botafogo, 190 - 14º andar, Botafogo
Rio de Janeiro - RJ / Cep: 22253-900
Tel: (21) 2559-5676 / 2559-5677
Fax: (21) 2559-5679
Email: cpdoc@fgv.br
Site: www.cpdoc.fgv.br

Volume Estimado: 

Manuscritos: 2.427
Fotografias: 94
Filmes: 2
Iconográficos: 5 (cartões postais)
Recortes de jornais: 1.235 fotogramas

Período Abrangido: 

de 1921 a 1981

Tipo de Organização: 

Os documentos textuais do arquivo estão organizados em sete séries, a saber: Atividades diplomáticas; Documentos pessoais; Diversos; Governador da Guanabara; Ministro da Justiça; Prefeito do Distrito Federal; e Recortes de jornais. O arquivo possui, ainda, as séries Fotografias e Filmes.

Conteúdo: 

A documentação textual abrange toda a trajetória política de Negrão de Lima. Os períodos que se encontram melhor documentados referem-se à sua carreira diplomática e à sua atuação como governador do estado da Guanabara. Os registros da série Atividades diplomáticas retratam a passagem do titular pelas embaixadas brasileiras na Venezuela, no Paraguai, na Bélgica e em Portugal, destacando-se a documentação sobre o regime salazarista e o colonialismo português. O arquivo contém alguns documentos sobre sua passagem pelo Ministério da Justiça e pela Prefeitura do Distrito Federal, ressaltando-se, nesse último caso, os documentos relativos ao conflito político com Carlos Lacerda, durante as eleições estaduais na Guanabara, ocasião em que foi eleito governador. Já a sua gestão no governo desse estado encontra-se bem documentada, merecendo destaque o IPM acusando-o de ter recebido apoio dos comunistas durante sua campanha eleitoral para governador, e documentos sobre as manifestações estudantis de 1968. O arquivo contém, ainda, informações sobre outras atividades do titular, entre as quais a "missão Negrão de Lima", às vésperas do golpe do Estado Novo.

Existem documentos sobre a participação de Negrão de Lima na campanha  de Juscelino Kubitschek para a presidência da República, em 1955. Na documentação relativa à sua gestão como ministro das Relações Exteriores, destaca-se o dossiê sobre a Operação Pan-Americana, lançada por JK.

As fotografias retratam, entre outros eventos, a viagem de Negrão de Lima ao Paraguai, em 1947, visitas a cidades portuguesas realizadas enquanto era embaixador em Portugal, e visita a Angola, durante o mesmo período.

O arquivo possui uma foto do titular junto com o ex-presidente Juscelino Kubitschek e sua esposa, Sara Kubitschek.

Condições de Acesso: 

A consulta pode ser feita no CPDOC, das 9:00 às 16:30h, ou no Portal CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), pesquisando o Guia dos Arquivos ou a base de dados Accessus. Em Accessus a busca pode ser feita por tipo de documento, fundo, série, subsérie, data, assunto, autor, título e local. As fotografias podem ser visualizadas em tela. Os recortes de jornais encontram-se microfilmados e sua consulta é possível, exclusivamente, no CPDOC.