Horácio Lafer

Descrição: 

Ministro das Relações Exteriores

Localização: 

Av. Brigadeiro Faria Lima, nº 1306, 10º andar - Jardim Paulista
São Paulo - SP / CEP: 01452-000
Tel: (11) 3816-0306

Volume Estimado: 

Manuscritos: 70 + 2 volumes encadernados
Fotografias: 10 álbuns

Período Abrangido: 

de 1916 a 1965.

Tipo de Organização: 

Os documentos textuais do arquivo Horácio Lafer estão guardados em pastas identificadas por assunto - acondicionadas em caixas de papelão - juntamente com os documentos produzidos e acumulados por Celso Lafer, sobrinho de Horácio Lafer, no decurso de suas pesquisas sobre o ex-ministro para a elaboração da obra biográfica "Perfil parlamentar", editada pela Câmara dos Deputados. As fotografias estão acondicionadas em álbuns fotográficos, sem nenhuma classificação temática ou cronológica.

Conteúdo: 

No conjunto de documentos textuais existente, buscou-se identificar quais documentos poderiam ter, de fato, integrado o arquivo privado de Horácio Lafer e quais teriam sido resultado de acumulação posterior à sua morte. Assim, constata-se a existência de documentos de identificação do titular e de membros de sua família, como passaportes diplomáticos, certidões de nascimento e casamento, carteiras da Câmara dos Deputados, cartões de apresentação, carteira de passe livre da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, de 1946, e título do International Lunch Club, de 1949; documentos referentes às eleições para a Câmara Federal de 1934, incluindo tabelas de apuração de votos, panfletos de campanha, notas fiscais e recibos de serviços gráficos referentes à campanha; documentos sobre a Ordem dos Advogados do Brasil na década de 1930; cópias de documentos cartoriais, tais como minuta do testamento do titular, "justificação civil de idade solicitada pelo menor Horácio Lafer", datada de 1916 e, finalmente, escritura particular de doação feita por Horácio Lafer a Jacob Lafer, referente à Sociedade Klabin Irmãos e Cia. Com relação ao período em que Horácio Lafer foi ministro da Fazenda do governo Vargas, de 1951 a 1953, constam um discurso do titular em defesa de sua gestão, os originais de um texto do titular sobre a economia brasileira durante aquele período e dois volumes encadernados com todas as exposições de motivos do Ministério referentes ao ano de 1952. O arquivo possui, ainda, algumas poucas cartas. Da coleção de recortes de jornais, aproximadamente 1.000 são do período imediatamente posterior à morte do titular, com referências à sua pessoa e homenagens póstumas.

São poucos os documentos textuais referentes ao governo JK existentes no arquivo Horácio Lafer. Destaque para a coleção de aproximadamente 200 recortes de jornais sobre a visita do titular à Argentina, em novembro de 1959, e para a minuta de um "protocolo de consulta" a ser estabelecido entre os dois países. Há, ainda, uma carta de Lafer a Henry Raymont sobre a Operação Pan-Americana - OPA, de 1960.

As considerações tecidas sobre os documentos textuais do arquivo, no item Tipo de organização, são igualmente válidas para as fotografias. Existe pouco mais de uma dezena de fotos originais e dezenas de reproduções, com múltiplas cópias de cada. São registros que retratam momentos da vida pública e privada do titular, como sua formatura, fotos com membros da família, em passeio de barco e como ministro da Fazenda do governo Vargas, de 1951 a 1953. Existem vários retratos individuais do titular.

Destaque para as fotos do período em que Horácio Lafer ocupou o cargo de ministro das Relações Exteriores do governo JK, de 1959 a 1961, incluindo registros de sua visita ao Vaticano, em 1960.

Condições de Acesso: 

A consulta aos documentos encontra-se fechada, dependendo de deliberação do depositário.