Fernando Nóbrega

Descrição: 

Ministro do Trabalho

Localização: 

Av. 4º Centenário, nº 941 - Ibirapuera
São Paulo - SP / CEP: 04030-000
Tel: (11) 5571-7300

Volume Estimado: 

Manuscritos: 6
Fotografias: 20
Folhetos: 6
Recortes de jornais: 60

Período Abrangido: 

de 1946 a 1971

Tipo de Organização: 

A documentação não se encontra organizada. Todavia, como são poucos documentos, essa ausência de organização não prejudica a consulta. Os manuscritos são todos cópias eletrostáticas. Dos recortes de jornais, 10 são avulsos e 50 encadernados em álbum.

Conteúdo: 

Das cartas que integram o conjunto documental de Fernando Nóbrega, uma é de Alzira Vargas agradecendo o constante apoio a seu pai, Getúlio Vargas, quando presidente da República; quatro são de Juscelino Kubitschek ao amigo Fernando Nóbrega durante o período em que esteve exilado, após ter sido cassado pelo golpe de 1964. Uma última carta é do próprio Fernando Nóbrega, endereçada a Victor Russomano, então ministro do Tribunal Superior do Trabalho, sobre suas impressões negativas da nova capital. "Com relação aos folhetos, a maioria é de discursos do titular, destacando-se o proferido na Câmara dos Deputados em 7/6/1954, sobre o impeachment do presidente Vargas.

Apesar de não serem do período do governo JK, destacam-se as cartas de Juscelino Kubitschek endereçadas do exílio a Fernando Nóbrega, relatando suas angústias e tristezas e suas preocupações com a situação política do país.

As fotos retratam momentos da vida pública de Fernando Nóbrega, como deputado constituinte em 1946 e como ministro do Trabalho do governo Juscelino Kubitschek, de 1958 a 1960.

As fotos do arquivo Fernando Nóbrega referem-se todas ao período em que ocupou o cargo de ministro do Trabalho do governo Juscelino Kubitschek. Retratam encontros do titular com figuras da vida pública, como os ministros Lott e Armando Falcão, com Jânio Quadros e Assis Chateaubriand; viagem  da comitiva do vice-presidente João Goulart a Roma e Genebra para reunião da Organização Internacional do Trabalho - OIT, em 1959, e baile da inauguração de Brasília.

Condições de Acesso: 

A consulta aos documentos encontra-se fechada, dependendo de deliberação do depositário.