Ernani do Amaral Peixoto

Descrição: 

Ministro da Viação e Obras Públicas

Localização: 

Praia de Botafogo, 190 - 14º andar, Botafogo
Rio de Janeiro - RJ / Cep: 22253-900
Tel: (21) 2559-5676 / 2559-5677
Fax: (21) 2559-5679
Email: cpdoc@fgv.br
Site: www.cpdoc.fgv.br

Volume Estimado: 

Manuscritos: 30.407
Fotografias: 992
Filmes: 13
Discos: 30
Iconográficos: 10
Recortes de jornais: 7.500

Período Abrangido: 

de 1927 a 1989

Tipo de Organização: 

Os documentos textuais do arquivo foram organizados em 19 séries, a saber: Assuntos nacionais; Deputado federal I; Deputado federal II; Diversos; Documentos pessoais; Embaixador; Estado do Rio de Janeiro; Governador; Início da carreira política; Interventor; MDB; Ministro da Reforma Administrativa; Ministro do Tribunal de Contas da União; Ministro da Viação e Obras Públicas; Partido Democrático Social - PDS; Partido Social Democrático/nacional - PSD; Partido Social Democrático/Rio de Janeiro - PSD; Senador; Recortes de jornais. O arquivo possui, ainda, as séries Fotografias, Filmes e Discos.

Conteúdo: 

A documentação textual fornece informações sobre as diversas funções exercidas por Ernani do Amaral Peixoto ao longo de sua vida pública. Um dos maiores volumes de documentos concentra-se no período de 1951 a 1955 e diz respeito à atuação do titular no governo fluminense, destacando-se os assuntos relacionados ao seu funcionamento interno, à política de desenvolvimento industrial então adotada e à política fluminense. É também significativa a documentação relacionada ao período em que o titular ocupou o Ministério Extraordinário para a Reforma Administrativa, possibilitando que se recuperem os estudos desenvolvidos por cada grupo específico de trabalho. O arquivo contém ainda vasto material sobre a atuação de Amaral Peixoto no Senado Federal, como representante do estado do Rio de Janeiro, incluindo informações sobre as diversas comissões de que participou, pedidos de subvenção e bolsas de estudo, projetos de lei em tramitação e conferências interparlamentares das quais participou. Merecem destaque os documentos referentes à situação política nacional - especialmente os que dizem respeito ao período da chamada abertura política do regime militar, e à discussão do projeto de fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro. O arquivo possui ainda registros significativos sobre a política fluminense, a partir da década de 1940; sobre assuntos nacionais como a reforma agrária, a sucessão presidencial de 1960, o parlamentarismo e a cassação de JK; sobre o Partido Social Democrático - PSD, em nível regional e nacional; o Movimento Democrático Brasileiro - MDB, e o Partido Democrático Social - PDS.

Na documentação referente ao período em que Amaral Peixoto esteve à frente da embaixada brasileira em Washington (1956-1958), encontram-se informações sobre a política externa brasileira relativa ao café, ao petróleo e à energia atômica, incluindo o acordo de cooperação entre Brasil e Estados Unidos para formação de pessoal técnico e fornecimento de combustível atômico norte-americano ao Brasil. Merecem destaque ainda assuntos como a Operação Pan-Americana, a política econômica e financeira do Brasil em relação aos Estados Unidos e às diferentes entidades financeiras internacionais. A gestão do titular no Ministério da Viação e Obras Públicas (1958-1959) é largamente documentada, em especial no que se refere aos Departamentos de Correios e Telégrafos, à Comissão Técnica de Rádio, à Rede Ferroviária Federal, à Comissão de Marinha Mercante e ao Departamento Nacional de Portos, Rios e Canais.

As fotografias, os filmes e os discos fornecem informações sobre as diversas funções e atividades políticas do titular. Destacam-se, entre outras, fotografias de Amaral Peixoto como interventor e governador do Rio de Janeiro; no PSD; na Assembléia Nacional Constituinte de 1946 e no MDB. Os filmes apresentam momentos da vida pública do titular, tais como sua gestão à frente do governo do Rio de Janeiro. Alguns filmes retratam aspectos de sua vida privada, contendo cenas de viagem em família, aniversário e casamento de sua filha Alzira Vargas do Amaral Peixoto, e ainda da noite de autógrafos do livro "Getúlio Vargas, meu pai", de autoria desta. Os discos contêm pronunciamentos políticos de Amaral Peixoto e de terceiros, destacando-se os relativos ao período entre 1951 e 1955, e incluem ainda músicas alusivas ao titular, à sua esposa, a Miguel Couto e ao PSD.

O arquivo contém fotos e filmes de Amaral Peixoto na embaixada do Brasil em Washington, e no Ministério da Viação e Obras Públicas, incluindo sua posse como ministro. Há também fotografias sobre a campanha presidencial de 1955.

Condições de Acesso: 

A consulta pode ser feita no CPDOC, das 9:00 às 16:30h, ou no Portal CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), pesquisando o Guia dos Arquivos ou a base de dados Accessus. "Em Accessus a busca pode ser feita por tipo de documento, fundo, série, subsérie, data, assunto, autor, título e local. As fotografias podem ser visualizadas em tela. Os documentos e os recortes de jornais encontram-se microfilmados.