Revolta Comunista

  • Forças legalistas na Praia Vermelha durante levante comunista. Rio de Janeiro, 1935. FGV/CPDOC, CDA Getúlio Vargas.
  • Forças legalistas atacam o 3° RI, na Praia Vermelha, durante levante comunista. Rio de Janeiro, 27 de novembro de 1935. Agência Estado.

Levante civil e militar, também conhecido como Intentona Comunista, liderado pela Aliança Nacional Libertadora (ANL) em novembro de 1935. Deflagrado inicialmente em Natal (23/11), estendeu-se rapidamente para Recife (24/11) e Rio de Janeiro (27/11). Tanto na capital pernambucana quanto no Rio a rebelião foi facilmente controlada. Em Natal, o movimento durou quatro dias, período em que foi instalado um Governo Popular Revolucionário sob a liderança do sapateiro João Praxedes de Andrade, membro da direção regional do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Com o fracasso da insurreição, seguiu-se uma intensa repressão por parte da polícia política, que levou à  prisão centenas de civis e militares em todo o país. O perigo de uma nova revolta comunista foi a justificativa apresentada pelo governo Getúlio Vargas para dar o golpe do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937.