Partido Comunista Brasileiro (PCB)

  • Luís Carlos Prestes (2° da esq.), entre outros, durante encontro dos comunistas do estado da Guanabara. Rio de Janeiro, agosto de 1960. Agência O Globo.

Partido político de âmbito nacional fundado em março de 1922 com o nome de Partido Comunista do Brasil e tendo por sigla PCB. Sua primeira Comissão Executiva foi composta por Abílio de Nequete (secretário-geral), Astrojildo Pereira, Antônio Bernardo Canellas, Luís Peres e Antônio Gomes Cruz Júnior.  Seu maior líder foi Luís Carlos Prestes.

O objetivo do PCB desde sua fundação foi promover a revolução proletária no Brasil e conquistar o poder político para realizar a passagem do sistema capitalista para o sistema socialista. É o mais antigo partido político brasileiro, embora tenha atuado a maior parte de sua existência na ilegalidade. Sobreviveu a todas as alterações político-institucionais por que passou o Brasil nos últimos 60 anos, assim como sobreviveu às crises internas que em muitos momentos determinaram a saída ou expulsão de vários de seus integrantes. A alteração do nome para Partido Comunista Brasileiro ocorreu durante a conferência nacional realizada em agosto de 1961, com a finalidade de facilitar o registro eleitoral do partido e a sua legalização.