Lucas Lopes

Descrição: 

Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE
Ministro da Fazenda

Localização: 

Praia de Botafogo, 190 - 14º andar, Botafogo
Rio de Janeiro - RJ / Cep: 22253-900
Tel: (21) 2559-5676 / 2559-5677
Fax: (21) 2559-5679
Email: cpdoc@fgv.br
Site: www.cpdoc.fgv.br

Volume Estimado: 

Manuscritos: 1.500
Fotografias: 400
Folhetos: 16
Recortes de jornais: 150

Período Abrangido: 

de 1937 a 1987

Tipo de Organização: 

Apenas 26 documentos, referentes à primeira remessa encaminhada ao CPDOC, encontram-se organizados. O restante da documentação aguarda tratamento. Os documentos textuais abertos à consulta encontram-se organizados em duas séries: Energia elétrica e Recortes de jornais.

Conteúdo: 

A documentação textual fornece informações sobre as diversas funções exercidas por Lucas Lopes ao longo de sua vida pública. O arquivo possui significativa documentação referente à participação do titular na Comissão do Vale do São Francisco, como formulador de um plano de desenvolvimento para esta região, e na empresa Centrais Elétricas de Minas Gerais - CEMIG, durante o período em que Juscelino Kubitschek foi governador de Minas Gerais, incluindo a formulação do Plano de Eletrificação de Minas Gerais, planos e programas de energia elétrica, atas, boletins e documentos sobre assuntos administrativos desta empresa. Há também documentos do período em que Lucas Lopes foi presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (1956-1958) e ministro da Fazenda (1958-1959). Neste último caso encontram-se documentos sobre o programa de estabilização monetária, assuntos financeiros, comércio exterior e industrialização, desenvolvimento, energia e política nuclear, entre outros. O arquivo possui também grande volume de documentos referentes à década de 1960, relativos à atuação do titular como presidente da Companhia de Mineração Novalimense e como consultor e administrador da empresa Hanna, destacando-se os assuntos relacionados ao funcionamento interno dessas empresas, à política de desenvolvimento industrial e de exportação de minério de ferro, aos projetos e acordos estabelecidos no âmbito da produção e comercialização do minério de ferro, e à criação da empresa Minerações Brasileiras Reunidas S.A., resultado das negociações entre as empresas Hanna e Caemi. Há ainda expressiva produção intelectual de Lucas Lopes, incluindo artigos e textos sobre energia elétrica, situação política e econômica brasileira, mineração, energia nuclear, comércio exterior, entre outros, além de diversos discursos e palestras proferidas pelo titular, incluindo discursos como presidente da CEMIG (1951-1954) e como ministro da Viação e Obras Públicas (1954-1955). O arquivo abrange também documentação pessoal do titular, incluindo correspondência pessoal e familiar, documentos pessoais, tais como certidões e diplomas, e documentos referentes a assuntos bancários e financeiros.

Na documentação referente ao período em que Lucas Lopes esteve  na presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE (1956-1958) e no Ministério da Fazenda (1958-1958), encontram-se informações sobre o programa de estabilização monetária, assuntos financeiros, comércio exterior, a política brasileira de planejamento industrial, a política do governo de importação e exportação de diversos produtos, como minério de ferro, energia e política nuclear, entre outros. Há também documentos sobre o Acordo do Trigo, o Acordo Internacional do Café, a transferência da capital para Brasília, incluindo relatório da Comissão de Estudos para a Localização da Nova Capital, a aviação comercial, o Conselho de Desenvolvimento da Presidência da República, e o Fundo Federal de Eletrificação. Merecem destaque, ainda, os depoimentos de Lucas Lopes como ministro da Fazenda, os recortes de jornais sobre sua atuação tanto no ministério como no BNDE, e o documento sobre a proposta do Instituto Superior de Estudos Brasileiros - ISEB para a plataforma de governo de Juscelino Kubitschek, elaborado em 1955, além dos discursos da posse do titular em ambos os cargos.

As fotografias fornecem informações sobre algumas funções e atividades políticas do titular, assim como sobre sua vida familiar. Há fotos de sua atuação como secretário estadual de Agricultura de Minas Gerais, como secretário do Conselho do Desenvolvimento, assim como de sua participação em congressos sobre mineração, em visita a países estrangeiros, em visita a indústrias e obras públicas, em eventos sociais e em exposições agropecuárias de Minas Gerais. O arquivo possui ainda registros fotográficos da atuação de Lucas Lopes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE (1956-1958) e no Ministério da Fazenda (1958-1959), assim como na empresa Hanna e nas Minerações Brasileiras Reunidas S.A.

O arquivo contém fotos da posse de Lucas Lopes como presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico - BNDE, em 1956; recebendo o cargo de ministro da Fazenda, em 1958; em visita ao Japão, em 1956 e em 1958; e recebendo o título de "Homem de Visão", em 1959. Há também fotografias em cerimônias oficiais, em que aparecem Parsifal Barroso, Nelson de Melo, Maurício de Medeiros e outros ministros, além do próprio JK, e em visita à Alemanha como presidente do BNDE em 1956.

Condições de Acesso: 

A consulta pode ser feita no CPDOC, das 9:00 às 16:30h, ou no Portal CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), pesquisando o Guia dos Arquivos ou a base de dados Accessus. Em Accessus a busca pode ser feita por tipo de documento, fundo, série, subsérie, data, assunto, autor, título e local. As fotografias e a maior parte dos documentos textuais aguardam tratamento.