João Goulart

Descrição: 

Vice-presidente da República

Localização: 

Praia de Botafogo, 190, 14º andar - Botafogo
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 22253-900
Tel: (21) 2559-5676 / 2559-5677
Fax: (21) 2559-5679
Email: cpdoc@fgv.br
Site: www.cpdoc.fgv.br

Rua Azeredo Coutinho, 77 - Centro
Rio de Janeiro - RJ / CEP: 20230-170
Tel: (21) 2516-1626 / 3806-6159
Fax: (21) 2242-5494
Email: processamentotecnico@arquivonacional.gov.br
Site: www.arquivonacional.gov.br

Volume Estimado: 

Manuscritos: 310 Fotografias: 126 Recortes e jornais: 87

Manuscritos: 30 Fotografias: 154 Recortes e jornais: 60

Período Abrangido: 

de 1950 a 1980.
de 1950 a 2000.

Tipo de Organização: 

Os documentos textuais do arquivo foram organizados em oito séries, a saber: Documentos pessoais; Presidente do diretório do PTB-RS; Ministro do Trabalho; Vice-presidente da República; Presidente da República; Exílio; Post-mortem; Recortes de jornais. O arquivo possui, ainda, a série Fotografias

A documentação encontra-se aguardando tratamento.

Conteúdo: 

Apesar de cobrir quase todas as principais atividades do titular, a documentação textual da parcela do arquivo depositada no CPDOC concentra-se no período em que João Goulart esteve exilado no Uruguai, após ter sido deposto da presidência da República pelo golpe militar de 1964. As articulações das lideranças políticas de oposição ao regime militar, visando à constituição da Frente Ampla (1966-1968), constituem tema privilegiado na série Exílio. Em contrapartida, sua passagem pelo Ministério do Trabalho e pela presidência da República encontra-se escassamente documentada.

Entre os poucos documentos relativos ao período em que João Goulart ocupou o cargo de vice-presidente de Juscelino Kubitschek, encontram-se dois discursos pronunciados na Organização das Nações Unidas, em 1960, um dos quais durante a XXX sessão do Conselho Econômico e Social - ECOSOC. Existem também alguns registros sobre a viagem do vice-presidente à Itália, em junho de 1959.

As fotografias registram sua atuação como presidente da República, destacando-se seus encontros com personalidades nacionais e internacionais, além de manifestações sindicais ocorridas em seu apoio. Há também dois retratos tirados durante o período de exílio no Uruguai.

O arquivo contém fotos sobre a visita de João Goulart ao cemitério militar brasileiro em Pistóia, e ao consulado brasileiro em Florença, por ocasião de sua viagem como vice-presidente à Itália, em junho de 1959.


A documentação textual da parcela do arquivo João Goulart depositada no Arquivo Nacional abrange o período de 1961 a 2000, e contém principalmente documentos posteriores ao falecimento do titular. Inclui homenagens póstumas; programas de exposições e peças teatrais sobre João Goulart da década de 1980; convites das missas de um mês e um ano de falecimento do titular; e discursos proferidos nas décadas de 1980 e 1990 sobre a atuação política do ex-presidente. Contém ainda documentos pessoais e cartões de boas festas, além de recortes de jornais e revistas sobre assuntos diversos, tais como: a posse do presidente em 1961, a visita do presidente aos Estados Unidos, o golpe militar de 1964, e a investigação sobre a morte de João Goulart, incluindo matéria sobre suspeita de ligação entre seu falecimento e a Operação Condor. Há também cópias de entrevistas concedidas pela viúva Maria Teresa e por seus filhos, notas de colunas sociais e matérias sobre encontros políticos.

Não há destaque para o período

A documentação contém fotos pessoais e familiares de João Goulart, incluindo eventos como aniversários dos filhos e de sua mãe Vicentina Goulart, além de fotos com sua mulher Maria Teresa em diversas situações. Contém ainda registros fotográficos da campanha presidencial de 1955; o lançamento da campanha eleitoral Lott-Jango em 1960; e a participação de João Goulart em eventos promovidos por associações e federações de trabalhadores na indústria. Há também fotos de placas de inauguração de obras públicas realizadas durante o governo João Goulart, de faixas manifestando apoio ao titular e de manifestações políticas, como o comício de 13 de março de 1964.

Destacam-se fotos da campanha presidencial em 1955, incluindo visitas a diversos estados brasileiros, e de João Goulart discursando para os operários de São Gonçalo, além de uma foto em que aparece Juscelino Kubitschek.

Condições de Acesso: 

A consulta pode ser feita no CPDOC, das 9:00 às 16:30h, ou no Portal CPDOC (www.cpdoc.fgv.br), pesquisando o Guia dos Arquivos ou a base de dados Accessus. Em Accessus a busca pode ser feita por tipo de documento, fundo, série, subsérie, data, assunto, autor, título e local. As fotografias podem ser visualizadas em tela.

O arquivo encontra-se fechado à consulta, aguardando tratamento técnico.