Francisco de Assis Barbosa

Descrição: 

Subchefe da Casa Civil

Localização: 

Rua Princesa Izabel, 445 - Brooklin Velho
São Paulo - SP
Tel: (11) 5096-1933

Volume Estimado: 

Manuscritos: 12,5 metros lineares
Fotografias: 60
Recortes de jornais: 1,5 metro linear

Período Abrangido: 

da década de 1920 à década de 1990.

Tipo de Organização: 

O arquivo encontra-se em fase de organização. É constituído por correspondência e por materiais de pesquisa, utilizados pelo titular na elaboração de suas obras, particularmente nas biográficas. A correspondência, composta de três mil cartas, está ordenada alfabeticamente, por correspondente, entre os quais podemos destacar Mário de Andrade, Rodrigo Melo Franco de Andrade, Guilherme Augusto dos Santos, Tristão de Athayde, Thales de Azevedo, Manuel Bandeira, Pedro Calmon, Gilberto Freyre, Raimundo Faoro, Barbosa Lima Sobrinho, Josué Montello, Celso Lafer, além de várias academias, associações, fundações, editoras e livrarias. Entre os materiais de pesquisa acumulados pelo titular, já se encontra identificada e organizada a documentação sobre Lima Barreto e Alcântara Machado.

Conteúdo: 

A documentação textual do arquivo retrata a trajetória do titular como pesquisador, historiador, e biógrafo. O arquivo possui farto material sobre temas pesquisados ou sobre pessoas biografadas, entre os quais Lima Barreto, Machado de Assis, Hipólito da Costa, Artur de Azevedo, Otávio Tarquínio, Alcântara Machado e Juscelino Kubitschek, além de três pastas sobre D. João VI, contendo material iconográfico (cerca de 150 reproduções) da Biblioteca Nacional de Lisboa e do Arquivo Ultramarino. Há também uma coleção de suplementos literários de Minas Gerais, de 1925; diversas medalhas e condecorações; uma caixa contendo documentos e correspondência de cunho mais pessoal; e aproximadamente 400 folhetos impressos sobre assuntos diversos, destacando-se aspectos variados do Brasil Império, conferências sobre positivismo, literatura brasileira e história do Brasil, estudos sobre biblioteconomia, catálogos sobre exposição na Fundação Casa Rui Barbosa, entre outros.

O arquivo Assis Barbosa não possui documentos sobre o governo JK. Entretanto, contém um título de eleitor de JK (original) e diversos documentos sobre o ex-presidente, em grande parte posteriores à sua morte, entre os quais exemplares de edições especiais das revistas Veja, Fatos e Fotos e Manchete. Possui, ainda, um texto do titular descrevendo diversas fases da vida de Juscelino Kubitschek, inclusive como o conheceu e como foi levado por ele para trabalhar no Gabinete Civil da Presidência, juntamente com Álvaro Lins. Existem também no arquivo documentos sobre a atuação parlamentar de JK entre 1935 e 1948.

A documentação fotográfica do arquivo é constituída de retratos do titular ou a ele dedicados, entre os quais podemos citar fotos de Ribeiro Couto, Manuel Bandeira, Sérgio Buarque de Holanda, Paulo Prado, Mário de Andrade, Ronald de Carvalho, Dante Milano e Múcio Leão. Há também uma foto de Juscelino Kubitschek, como anestesista, em uma cirurgia realizada em 1929.

Não há destaque para o período.

Condições de Acesso: 

A consulta aos documentos encontra-se fechada, dependendo de deliberação do depositário.