Francisco de Assis Barbosa

Francisco de Assis Barbosa nasceu em Guaratinguetá (SP), em 21 de janeiro de 1914, filho de Benedito Lourenço Leme Barbosa e de Adelaide Limongi Barbosa.

Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Rio de Janeiro, e ainda estudante iniciou a atividade de jornalista, que manteve depois de formado, ocupando postos de relevos em jornais e revistas como Correio da Manhã (1944) e Última Hora (1951-1956). Paralelamente, exerceu cargos administrativos, técnicos e de assessoria editorial, entre os quais o de diretor da Revista do Instituto Histórico e Geográfico, a partir de 1966. Fundador da Associação Brasileira de Escritores (ABDE), presidida por Manuel Bandeira, teve destacada atuação ao organizar, com Aníbal Machado, o I Congresso Brasileiro de Escritores, encontro de repercussão nacional realizado em São Paulo em 1945.

No governo de Juscelino Kubitschek (1956-1961), foi subchefe do Gabinete Civil e assessor de documentação da Presidência da República. A aproximação com o presidente transformou-se em amizade e fez com que Assis Barbosa escrevesse mais tarde, em 1962, uma biografia de Juscelino intitulada "Juscelino Kubitschek - Uma revisão na política brasileira".

Como historiador, biógrafo e ensaísta, foi autor de diversas obras entre elas as biografias de Lima Barreto,  Machado de Assis e Santos Dumont, e antologia de Alcântara Machado. Em 1970 foi eleito para a Cadeira no 13 da Academia Brasileira de Letras, em 1977 passou a integrar o corpo de diretores da Fundação Casa de Rui Barbosa, como chefe do Centro de Estudos Históricos, e foi também membro do Conselho Federal de Cultura.

Casou-se com Yolanda de Assis Barbosa. Faleceu no Rio de Janeiro em 8 de dezembro de 1991.

 

Fonte: Academia Brasileira de Letras www.academia.org.br