Fernando de Melo Viana

  • Fernando de Melo Viana (2° da esq.), Cristiano Machado (3°) e Juscelino Kubitsheck (4°) acompanham o discurso de Israel Pinheiro durante campanha presidencial. S.I., entre junho e outubro de 1950. FGV/CPDOC, Arq. Cristiano Machado.

Fernando de Melo Viana nasceu em Sabará (MG) no dia 15 de março de 1878, filho de Manuel Fontes Pereira de Melo Viana e de Blandina Augusta de Araújo Viana.

Formado  em ciências jurídicas pela Faculdade de Direito de Ouro Preto, em agosto de 1924 assumiu a presidência do estado de Minas Gerais, permanecendo no cargo até setembro de 1926.  Neste mesmo ano foi eleito vice-presidente da República, ao lado de Washington Luís, que conquistou a chefia do governo.

Em 1929 aliou-se à Concentração Conservadora, movimento incumbido de promover a campanha de Júlio Prestes em Minas Gerais, candidato governista às eleições presidenciais a serem realizadas no ano seguinte. Com a vitória da Revolução de 30 exilou-se por oito anos na Europa.

Em 1945 foi eleito senador à Assembléia Nacional Constituinte (ANC) na legenda do Partido Social Democrático (PSD). Logo depois foi eleito presidente da Assembléia. Após a promulgação da nova Carta, em setembro de 1946, passou a exercer a vice-presidência do Senado.

Casou-se com Clotilda Elejade de Melo Viana, com quem teve quatro filhos. Faleceu no Rio de Janeiro, interrompendo seu mandato de senador, no dia 10 de fevereiro de 1954.